Confira o resumo das cores da década que chegou ao fim e que marcou muita gente, inclusive você.

Cor Pantone 2010 – Turquoise

 PANTONE 15-5519 Turquoise, um tom convidativo e luminoso, como a Cor do ano de 2010. Combinando as qualidades serenas do azul e os aspectos revigorantes do verde, o Turquoise inspira pensamentos de águas calmantes e tropicais e um conforto escapar dos problemas cotidianos do mundo e, ao mesmo tempo, restaurar nossa sensação de bem-estar.

Cor Pantone 2011 – Honeysuckle

Uma cor para todas as estações.
Corajosa. Confiante. Vital. Uma cor nova e corajosa, para um mundo novo e corajoso. Deixe o espírito ousado da madressilva infundir você, elevá-lo e levá-lo ao longo do ano. É uma cor para todos os dias – sem nada “todos os dias”.

Cor Pantone 2012 – Tangerine Tango

A cor “tangerine tango” (PANTONE® 17-1463), eleita como “cor do ano” de 2012, é descrita pela própria empresa como “provedora da energia que precisamos para recarregar e seguir em frente”. “Sofisticada mas ao mesmo tempo dramática e sedutora, Tangerine Tango é um laranja com muita profundidade”, explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute. “Evocando as nuances radiantes de um pôr-do-sol, Tangerine Tango casa a vivacidade e adrenalina do vermelho com a simpatia e calor do amarelo, para formar um matiz magnético de alta visibilidade que emana calor e energia”.

Cor Pantone 2013 – Emerald

A cor do ano de 2012, PANTONE 17-1463 Tangerine Tango, uma laranja avermelhada espirituosa, proporcionou o aumento de energia necessário para recarregar e seguir em frente. A esmeralda, um verde intenso e vívido, aprimora ainda mais nossa sensação de bem-estar, inspirando insights e promovendo equilíbrio e harmonia. Na maioria das vezes associada a pedras preciosas brilhantes e preciosas, a percepção do Emerald é sofisticada e luxuosa. Desde a antiguidade, esse tom luminoso e magnífico tem sido a cor da beleza e da nova vida em muitas culturas e religiões. Também a cor do crescimento, renovação e prosperidade, nenhuma outra cor transmite mais a regeneração do que o verde. Durante séculos, muitos países escolheram o verde para representar cura e unidade.

Cor Pantone 2014 – Radiant Orchid

A PANTONE® 18-3224 Radiant Orchid tem uma variação entre tons de roxo e rosa, e vem para inspirar empresas de moda, design, decoração e produtos dos mais variados segmentos.

A Radiant Orchid é uma cor que estimula a criatividade e a originalidade, atributos cada vez mais valorizados na sociedade atual. Além disso traz confiança, é expressiva e abrangente.

Cor Pantone 2015 – Marsala

Como já virou tradição, a PANTONE revelou hoje qual será a cor do ano de 2015. E ela se chama: Marsala 18-1438.

Trata-se de uma tonalidade de vinho mais forte e robusta. Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto Pantone Color, “a cor Marsala é um tom sutilmente sedutor, que nos atrai para seu calor envolvente”.

Adiciona elegância a qualquer ambiente, incorporando esse tom rico e acolhedor em peças, acessórios e pintura. Características de pelúcia da cor são reforçadas quando aplicada em superfícies texturizadas, tornando-se uma escolha ideal para tapetes e estofados.

Diferente da cor do ano passado, a Radiant Orchid, a Marsala é um tom mais sóbrio.

Cor Pantone 2016 –  Quartz Rose e Serenity

Uma escolha de cores simbólicas; um ‘snapshot’ colorido que representa o que vemos em nossa cultura, servindo como a expressão de um estado de espírito e de uma atitude. Pela primeira vez Pantone introduz dois tons, Quartz Rose e Serenity como a Cor do Ano Pantone 2016. Quartz Rose é um tom persuasivo mas também suave que transmite compaixão e uma certa compostura. Serenity é leve e arejado, como o firmamento do céu azul acima de nós, trazendo alívio e relaxamento, mesmo em tempos turbulentos.

Cor Pantone 2017 – Greenery

Uma cor refrescante e revigorante, Greenery simboliza novos começos.

Greenery é um tom fresco, moderno, amarelo-esverdeado, que evoca os primeiros dias da primavera, quando os verdes da natureza revivem, restauram e se renovam. Lembrando folhagens novas e a exuberância da vida ao ar livre, os atributos positivos de Greenery se refletem nos consumidores aumentando a vontade de respirar profundamente, oxigenando e revigorando.

Cor Pantone 2018 –  Ultra Violet

Complexa e contemplativa, Ultra Violet sugere os mistérios do Cosmos, a intriga daquilo que ainda está por vir e as descobertas que estão além do lugar onde nos encontramos agora. O vasto e ilimitado céu noturno é simbólico do que é possível fazer para continuar a se inspirar no desejo de perseguir um mundo que está além do nosso.

Púrpuras enigmáticos também tem sido por muito tempo simbólicos de contra-culturas, do não convencional e do talento artístico. Ícones da música, Prince, David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons da família do Ultra Violet para a cena principal da nossa cultura pop ocidental, como expressões pessoais da sua individualidade. Expressa em nuances e carregadas de emoção, a profunda PANTONE 18-3838 Ultra Violet simboliza a experimentação e o não conformismo, levando os indivíduos a conhecer a sua marca única no mundo e expandir as fronteiras através de soluções criativas.

Cor Pantone 2019 – Living Coral

Vibrante e suave também, Living Coral nos acolhe com sua aura cálida e nutritiva, flutuando e reconfortando num ambiente em constante transformação.

Reagindo às investidas devastadoras da tecnologia digital e a consolidação da midia social em nossas vidas cotidianas, passamos a procurar experiencias autenticas e imersivas que permitem a conectividade e a intimidade. Sociável e espirituoso, a natureza envolvente do PANTONE Living Coral 16-1546, nos acolhe e nos encoraja a ter atitudes espontâneas. Simbolizando a busca inata pela alegria e a necessidade por otimismo, Pantone Living Coral 16-1546 corporifica nosso desejo por se expressar se divertindo.

Representando esta fusão que ocorre na vida moderna, Pantone Living Coral é uma cor nutriente que habita em nosso ambiente natural e ao mesmo tempo, em simultaneidade, está presente de forma brilhante na midia social.

E essa foi uma descrição de todas as cores da década 2010, e aí qual delas é a sua favorita?

pantone.

por Lucas Rokay.